- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Revista de Haicai - Editores: Chris Herrmann e Jiddu Saldanha
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

sábado, 12 de fevereiro de 2011



Insistente Aprendiz procura seguir as pegadas dos mestres do haicai

O haicai teve duas vertentes na sua disseminação no país a partir do início do século vinte. A primeira teve origem nos textos de poetas e estudiosos europeus e norteamericanos, encantados com a objetividade dos japoneses e seus três versos curtos ligados à natureza; em meados do século, Millôr Fernandes e Paulo Leminski, entre outros, popularizaram o haicai com sabor brasileiro. A segunda vertente desembarcou no Brasil junto com os imigrantes japoneses, procurando praticá-lo de acordo com os mestres do século dezessete e dezoito e desenvolvendo intenso intercâmbio por meio de grêmios literários e publicações em jornais da colônia, principalmente em São Paulo e no Paraná.

Insistente Aprendiz, o novo livro de haicais de Nelson Savioli, lançado em janeiro pela Editora Qualitymark, demonstra sua modelagem nos grandes mestres japoneses do passado, usando as dezessete sílabas típicas do poema para fazer uma justaposição entre duas sensações, entre o que é permanente e o que é transitório. Os haicais de Savioli não contam tudo, e deixam ao leitor o prazer da sua compreensão, quase uma coautoria. Já que incluem o kigo, ou termo da estação do ano, os haicais são agrupados na primavera. verão, outono e inverno. O livro traz também dez senryu, poemas satíricos escritos de forma mais livre.

Quase uma centena de notas informa em qual contexto os haicais foram escritos e de onde o autor foi buscar a inspiração. Entre os apêndices do livro, destaca-se a palestra “Haicai brasileiro: raízes japonesas, frutos tropicais”, que o autor fez na Academia Brasileira de Letras por ocasião dos festejos do Centenário da Imigração Japonesa, em 1998.

Dois exemplos dos haicais do Insistente Aprendiz:

Um ambientado no verão:

Repentinamente –
o trovão acorda os medos
da minha infância.

E este, com tema de inverno:

Enfim amanhece.
O vigilante e a azaléia
sem trocar palavra.


Perfil do autor:

Em 2007, Savioli publicou o livro “Burajiru Haicais” pela Qualitymark Editora. Ele é autor também de “Carreira: Manual do Proprietário”, “Fracassos em RH – e como se transformaram em casos de sucesso” e “Reflexões sobre o Exemplo”. Foi o executivo principal de Recursos Humanos da Unilever Brasil, Jornal O Globo e Rhodia Brasil. Atualmente é Superintendente Executivo da Fundação Roberto Marinho e diretor voluntário para Assuntos Internacionais da Associação Brasileira de Recursos Humanos.

Insistente Aprendiz (2011)
192 páginas
Preço sugerido: R$ 15,00
Editora: Qualitymark

Para mais informações:
Cláudia Lamego – claudia.lamego@frm.org.br – (21) 3232-8921


3 comentários:

  1. Penso que é um belo livro, honesto e importante para o estudo do haicai.
    Gostei de ver a resenha!
    abraço,
    Paulo Franchetti

    ResponderExcluir
  2. Ainda não conheço o livro, mas sei do entusiasmo do Savioli pelo haicai, que segundo ele, pratica há muito tempo e tem obtido bons resultados em oficinas na empresa onde trabalha. A resenha dá uma boa dica do que é o livro.
    Parabéns ao Savioli por mais esta publicação, parabéns aos haicaístas por terem mais uma fonte de estudo e pesquisa.

    abraço
    Benedita Azevedo

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Savioli. Haicai, sempre.
    Abraço, Danita.
    pingodeprosa.com

    ResponderExcluir