- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Revista de Haicai - Editores: Chris Herrmann e Jiddu Saldanha
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

terça-feira, 20 de abril de 2010



JOSÉ MARINS
José Marins é escritor, haicaísta
publicou:
Poezen (haicais);
Fazendo o dia (poemas);
Monalisa, a conchinha sabida (infantil);
Pinha Pinhão - Pinhão Pinheiro
(haicais encadeados, em parceria com Sérgio Pichorim);

A Brisa é Você
(organizador e autor da coletânea de minicontos);

todos em Curitiba, pela Araucária Cultural;

Tem romances, contos, minicontos, haicais e histórias infantis inéditos.
Para mais dados acesso o blog Fieira de Haicais: http://fieiradehaicais.blogspot.com/





[clique nas imagens para vê-las em tamanho natural]


[para assistir este vídeo no nosso canal no YouTube clique aqui]

domingo, 18 de abril de 2010



Renato Gusmão pergunta e o Haicaísta Celso Pestana responde

Renato Gusmão, produtor cultural, poeta e compositor de Belém do Pará, conduz sua trajetória desde 1993 através do Programa “Cor da Pátria”, idealizado por ele mesmo, no qual divulga sua obra literária e musical, compondo com parceiros, cantores, instrumentistas e vários outros, podendo assim, realizar grande ajuntamento cultural.
Dentro do Programa “Cor da Pátria”, já foram realizados inúmeros shows musicais mostrando a obra do compositor Renato Gusmão e também de vários outros eventos culturais. Já foram lançados os CD’s SUMANOS (1997), DOS ZENS (2005), os livros PALAVRAS NO TEMPO (2002) e CAFÉ COM ANGU – CRÔNICAS E OUTROS POEMAS, (2007). Participa das antologias: “Hélio Pinto Ferreira” da Fundação Cassiano Ricardo de São José dos Campos; Antologia “Poesia no ônibus”, da Prefeitura de Belém do Pará; “Poesia do Brasil” e “Poeta, Mostra Tua Cara” dos XVI e XVII Congresso Brasileiro de Poesia, ( 2008 e 2009 ).

RENATO GUSMÃO: Para ser caracterizado verdadeiramente um haicai, é necessário todos os versos na íntegra e também suas separações silábica?

CELSO PESTANA: Acho que o Renato está se referindo à quantidade de versos e à métrica. Não, o que distingue o haicai não é a quantidade de versos, de sílabas ou a métrica. Com esses mesmos atributos se pode escrever um microssoneto, um axioma, uma quadrinha perneta (também conhecida como poetrix), etc. O haicai pode ter três versos em 5-7-5, mas o que é diferente no haicai não é a forma, é o espírito que cria poemas assim:

Calma de primavera -
O monge da montanha
Espia através da cerca.

Issa


Vento de inverno -
O gato de olho vazado
Procura seu dono.

Edson Kenji Iura

névoa na estrada
à beira de um sonho
um trem para Praga

Alice Ruiz

Creio que quem apreende o espírito, não se deixa enganar pela forma.

RENATO GUSMÃO: O hai kai pode ser considerado o ponto de partida
para um bom aprendizado?

CELSO PESTANA: Para um bom aprendizado de que? De qualquer forma, considero o haicai um ponto de partida - e de chegada - para o aprendizado de muitas coisas, entre elas “a combinação de simplicidade superficial com conteúdo sutil” (Franchetti, “Haikai”).

RENATO GUSMÃO: O que o estudo da técnica de hai kai pode influenciar
na trajetória de um poeta?

CELSO PESTANA: Essa pergunta me parece semelhante à anterior. E a resposta vem da mesma fonte da resposta anterior:
“[...] a lição fundamental de Bashô não diz respeito à “tecnologia” poética, mas sim ao reconhecimento da espontaneidade, da intuição e do aperfeiçoamento espiritual como fontes da poesia.” (Franchetti, “Haikai”)

Um abraço,
Pestana

quarta-feira, 14 de abril de 2010



BENEDITA AZEVEDO
Benedita Azevedo (Benedita Silva de Azevedo) Brasileira do Maranhão, radicada no Rio de Janeiro desde janeiro 1987. Educadora, poeta, escritora e animadora cultural. Formada em Letras, especialista em Educação e pós-graduada em Lingüística. Pertence a várias Academias de Letras e Instituições Culturais pelo Brasil afora. Desenvolve intensas atividades culturais na cidade de Rio de Janeiro e na cidade de Magé, onde lecionou no Ensino Médio e Superior. Publicou 11 livros individuais, organizou 09 antologias e participou de 33. Tem participação, também, em revistas, jornais e sites. Foi destaque em Literatura na VIII edição do Fórum da Baixada Fluminense em 2009. Tem premiações em vários concursos de haicai, inclusive o 1º lugar no 17º Encontro Brasileiro de Haicai, promovido pelo Grêmio Haicai Ipê, em novembro de 2005. Livros de haicai publicados: Nas trilhas do haicai, edição da autora; Canto de Sabiá – haikai: Praia do Anil – haikai e Gota de Orvalho – haikai; No prelo: Silêncio da Tarde – haikai e Retalhos de Sol – haikai, todos pela Araucária Cultural, Curitiba. www.beneditaazevedo.com





[clique nas imagens para vê-las em tamanho natural]



[para assistir este vídeo no nosso canal no YouTube clique aqui]


sábado, 10 de abril de 2010

Jack Kerouac e o Haicai Americano

Chris Herrmann

Jack Kerouac (12.03.1922 - 21.10.1969) foi um romancista americano, escritor, poeta e artista de Lowell, Massachusetts. Juntamente com William S. Burroughs e Allen Ginsberg, ele está entre os mais conhecidos escritores (e amigos) da chamada "Geração Beat".

O trabalho de Kerouac foi muito popular em sua época, mas também causou polêmica. Recebeu poucos elogios da "crítica especializada" durante a vida. O grande reconhecimento veio após a sua morte. Hoje, ele é considerado um importante e influente escritor que inspirou vários outros, incluindo Tom Robbins, Lester Bangs, Richard Brautigan, Johnny Knoxville, Ken Kesey, e escritores do Novo Jornalismo. Kerouac também influenciou músicos como The Beatles, Ben Gibbard, Bob Dylan, Tom Waits, Simon & Garfunkel, Ulf Lundell e Jim Morrison. Os livros mais conhecidos de Kerouac são "On the Road" (consagrado mais tarde como a "bíblia hippie"), "The Darma Bums", Big Sur" e "Visions of Cody".



"O haicai americano não é exatamente como o haicai japonês. O haicai japonês é rigorosamente disciplinado em dezessete sílabas. Porém, uma vez que a estrutura da línguagem é diferente, não creio que os haicais americanos devam preocupar-se com sílabas porque o discurso americano está em constante renovação... expandindo-se no inguajar popular.

Acima de tudo, um Haicai deve ser muito simples e livre de maiores estratagemas poéticos, formar uma imagem e ainda ser arejado e gracioso como uma Pastorella de Vivaldi". (tradução de Chris Herrmann)

Jack Kerouac - 1922-1969

sexta-feira, 9 de abril de 2010



ALVARO POSSELT
Alvaro Posselt, nasceu em 02/12/71, em Curitiba/PR; é formado em Letras pela Universidade Tuiuti do Paraná; fez seu TCC sobre o haikai: O haikai em sala de aula; tem haikais classificados no projeto Pão e Poesia; ganhou o concurso de haikai em 2008, em Irati/PR; participou da Antologia Poetrix 3 e da coletânea de minicontos A brisa é você, organizada por José Marins; é professor de português.




[clique nas imagens para vê-las em tamanho natural]



[para assistir este vídeo no nosso canal no YouTube clique aqui]